O Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19, coordenado pelo secretário Alysson Bestene, não levou em conta o aumento dos casos da doença ocorrido desde o dia 08 de novembro, publicamente discutidos e noticiados pela mídia local. O anuncio foi feito nesta sexta-feira, dia 13.
Diante da decisão do Comitê, em não levar em conta os dados dos últimos dias, as regionais do Baixo Acre e Purus e Alto Acre, vão permanecer pelos próximos 15 dias na bandeira amarela. Já o Vale do Juruá, marcou 14 pontos e, portando, vai passar para a bandeira laranja.
“O que se vê é que existe uma piora, um crescimento desses indicadores [no Baixo Acre e Purus]. Se esse crescimento vai impactar, nós saberemos e anunciaremos na próxima leitura”, disse a coordenadora do Pacto Acre Sem Covid, Carolina Sabino.
Tentando descontruir a hipótese de que o colegiado tem sofrido interferência política, Sabino declarou repúdio às afirmações vistas nas redes sociais e no meio político. “Aqui não existem especulações ou adivinhações. Nós trabalhamos com dados e esperamos que esses dados tenham seu período de maturação”, esclareceu a coordenadora do Acre Sem Covid.