Com a partida do político acreano Aluízio Bezerra, aos 80 anos de idade, a história do Acre guardará eternamente em suas páginas a memória deste Cruzeirense e o seu projeto político em prol do desenvolvimento do seu Estado. E o povo acreano, com certeza, reconhecerá sempre, sua luta permanente pela integração regional do estado do Acre e principalmente pela integração fronteiriça com o Departamento de Pando-Bolívia e o Departamento de Madre de Dios-Peru.
Aluízio foi o Deputado Federal mais atuante, junto ao Governo Nabor Junior, erguendo a bandeira da integração Macrorregional Fronteiriça com os dois países andinos vizinhos do Acre. Apoiou firmemente o Governador Nabor Junior e sua equipe, na aproximação do Acre, Bolívia e o Peru para este grande projeto que alavancaria seu Estado para o progresso no plano internacional rodoviário, comercial e social.
Foi durante o Governo Nabor Junior (1983–1986), que Aluízio Bezerra atuou junto a outros pioneiros na aproximação do Acre com os países vizinhos, liderando politicamente os primeiros encontros fronteiriços com as autoridades do Departamento de Pando na Bolívia e de Madre de Dios no Peru. Após estes dois importantes encontros fica agendada a visita das primeiras autoridades acreanas ao Peru, que se reúne em Lima com o Presidente peruano Fernando Belaunde Terri para expor o brilhante projeto de integração que traria, prontamente, o desenvolvimento do Estado do Acre e do Departamento de Madre de Dios e, consequentemente, o “desarrollo” social e econômico do Peru e do Brasil, unindo o Pacífico ao Atlântico.
A comitiva acreana do memorável encontro de Lima estava formada pelo Governador Nabor Junior, o Deputado Federal Aluizio Bezerra, o Deputado Estadual Francisco Taumaturgo, o chefe da casa Civil Geraldo Gonzalo, o Governador do Rotary Club e primeiro Secretário da Associação Comercial do Acre Adonai Barbosa dos Santos, o assessor de Comunicação Jornalista Sued Chaves e o Empresário Alberto Abrahão Felício.
Em julho de 1987, Aluízio Bezerra participa também do encontro histórico que acenderia a luz verde para a tão sonhada integração do brasil com o Peru, com a vinda do primeiro presidente peruano ao Acre, Alan Garcia Perez, e do Brasil José Sarney, que selaram vários acordos para os dois países, na cidade de Rio Branco, capital do Acre, assim como na cidade de Puerto Maldonado, capital do departamento de Madre de Dios no Peru.
Aluízio Bezerra nos deixa no dia 25 de dezembro de 2019 e parte para outro patamar, orgulhoso de haver presenciado grande parte de seus sonhos feito realidade, principalmente no tocante a integração do Acre com o Peru, país este, que ficou unido ao Brasil através da estrada do Pacífico, Br 317 e Br 364 do lado brasileiro e, a Carretera Interoceânica do lado peruano. Também viu, um fluxo bem acentuado de peruanos e brasileiros, ao poderem ingressar em qualquer um dos dois países utilizando apenas seus DNI (documento nacional de identificação) e já não a obrigatoriedade do uso do passaporte.