..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Alunos de Psicologia da UFAC desenvolvem projeto de plantio de mudas com estudantes da APAE Rio Branco

Alunos de Psicologia da UFAC desenvolvem projeto de plantio de mudas com estudantes da APAE Rio Branco

Acadêmicos do 7º período do curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizaram na manhã desta segunda-feira, 6, uma atividade especial na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Rio Branco. O grupo desenvolveu um projeto de plantio de mudas com os alunos da instituição, unindo cuidado ambiental, educação e inclusão.

A ação faz parte das atividades de estágio supervisionado dos estudantes da UFAC e foi realizada em parceria com a ONG SOS Amazônia, que doou diversas mudas de plantas nativas e medicinais, como cacau, acerola, erva-cidreira, boldo, Santa Bárbara e espada-de-São-Jorge.

WhatsApp_Image_2025-10-06_at_16.30.30.jpeg

O acadêmico Nicolas Riqueti Vargas, um dos idealizadores do projeto, destacou o objetivo de promover um sentimento de pertencimento e bem-estar entre os alunos da APAE.

"Nós — eu, minhas colegas Raquel da Silva Ramos, Jéssica de Lima Almeida e Tapasii Tainah Oliveira dos Santos — entramos em contato com a SOS Amazônia e conseguimos a doação de mudas de pé-amarelo, cacau e acerola. Também trouxemos algumas mudas de casa. A ideia foi dividir os alunos em grupos, apresentar as plantas, permitir que as tocassem, sentissem o cheiro e, em alguns casos, provassem as ervas. Isso aproxima os alunos da natureza, do espaço em que estão inseridos e os estimula a cuidar do que está ao redor", explicou Nicolas.

WhatsApp_Image_2025-10-06_at_16.30.29-3.jpeg

Segundo ele, o projeto vai além do plantio. “As plantas vão permanecer na APAE mesmo depois que nosso estágio acabar. A ideia é que os alunos se responsabilizem pela rega e o cuidado diário, criando vínculos com o espaço, o que contribui para o desenvolvimento emocional e social deles. Além disso, sair um pouco da rotina também é importante para o bem-estar.”

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela equipe da instituição. Para a diretora da Escola Dr. Chalub Leite – Anexo da APAE, Sanmarah Alves, o projeto representa uma importante ferramenta de inclusão e aprendizagem.

WhatsApp_Image_2025-10-06_at_16.30.29-2.jpeg

“Essa vivência com a terra, com o cuidado das plantas, estimula habilidades diversas nos nossos alunos, como a concentração, o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade. É também uma oportunidade de troca com os acadêmicos da universidade, o que enriquece muito nosso trabalho pedagógico e social aqui na APAE”, enfatizou a gestora.

WhatsApp_Image_2025-10-06_at_16.30.29.jpeg