..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Amazonas tem primeiro caso confirmado de novo coronavírus

Amazonas tem primeiro caso confirmado de novo coronavírus

Informação foi confirmada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (13). Caso é o primeiro na Região Norte

O Governo do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (13) o primeiro caso confirmado do novo coronavírus do estado. A confirmação ocorre após o Amazonas ter 12 casos suspeitos e oito descartados. Este é o primeiro no Norte do Brasil.

A Susam informou que trata-se de uma paciente do sexo feminino, 39 anos, procedente de Londres. Segundo a FVS, ela encontra-se bem. Não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Durante coletiva de imprensa, o Governo do Amazonas informou que a mulher chegou de Londres no dia 11 de março. No dia seguinte, ela procurou uma rede de saúde privada e a FVS a notificou como caso suspeito.

Isolamento e leitos
Houve investigação e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) divulgou o resultado positivo. O Governo informou que os casos confirmados graves serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz.

A Susam afirmou que há um estudo de ampliação de leitos na unidade, além da contratação de leitos de unidades privadas - incluindo UTIs e isolamento. Com relação a EPIs, a Susam disse que está em um processo de aquisição.

Medidas e precauções
Outras medidas têm sido tomadas. Segundo o Governo, a Funati terá quatro semanas de aulas suspensas.

A FVS reforçou ainda que o uso de máscaras só é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para quem está doente, já que o objetivo do item é evitar a transmissão para outras pessoas.

O fechamento de fronteiras, citou o Governo, não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Porém, o Estado informou que está monitorando o Aeroporto Internacional de Manaus, e que está na terceira revisão do plano de contingência vigente no terminal.

Sobre eventos e aglomerações de pessoas, o Governo do Estado recomendou a suspensão dos mesmos - além de indicar que igrejas restrinjam grandes eventos.

Diagnóstico no AM
Nesta semana, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) recebeu 500 kits de diagnóstico do Covid-19.

Na quinta-feira (12), foi realizado o primeiro resultado de exame na unidade, com o resultado negativo. Antes do recebimento dos kits, as amostras seguiam para um laboratório no Pará.