O cancelamento da procissão de São Sebastião, que ocorre todos os anos em Xapuri, no interior do Acre, causou um prejuízo amargo aos comerciantes que foram à cidade em busca de vender mais e ganhar dinheiro extra neste início de ano. Com os casos de gripe e Covid disparados, restou cancelar a procissão e realizar apenas uma carreata.
A vendedora de roupas Cláudia Aquino chegou à cidade no dia 16 e desde então se organizou para vender os produtos que trouxe à cidade. “Infelizmente não deu tempo, Desde anteontem que ameaçavam cancelar e agora decidiram de vez. Meu prejuízo supera os R$ 15 mil, foram o combustível, dormida e comida”, lamenta.
Na última semana, a cidade de Xapuri registrou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80 casos de contaminação pelo coronavírus. Diante disso, explica o coordenador da atividade, Nader Sarkis, contornou-se inviável e arriscado manter a procissão tradicional.
É o segundo ano consecutivo em que a procissão e cancelada por causa da pandemia de coronavírus. Infelizmente, tivemos que tomar essa decisão, por conta da pandemia. O objetivo da igreja é preservar vidas”, destacou. O avento ocorre desde janeiro de 1902, ou seja, há 120 anos, época em que nem a paroquia da cidade existia ainda.
Outra empreendedora que amarga prejuízo é Adelmira Campos, que vende cachorro quente na praça central da cidade. “Encomendei 250 pães e paguei antecipado, pedi dinheiro emprestado. Sempre vendo isso e as pessoas ficam pedindo mais. Nesse ano não vou vender, porque sem a procissão as pessoas não vem”, avalia.