Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve uma interrupção na rede do Norte e Nordeste do país, ocasionando o apagão
Várias cidades do país se encontram sem energia nesta terça-feira (15/8), após um apagão em escala nacional. Foram mais de 18 estados afetados e o Distrito Federal, e a maioria pertence às regiões Norte e Nordeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se pronunciou sobre o caso. Segundo o órgão, houve uma interrupção de 16mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN), no Norte e Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada.
Os casos foram desde as 8h20, e os estados de Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins foram afetados, além do Distrito Federal. Entre as principais reclamações, estão a perda do acesso a internet, elevadores que pararam de funcionar com pessoas dentro e semáforos desligados.
O Metrópoles entrou em contato com as redes de distribuição e com o Ministério de Minas e Energia, mas ainda não obteve retorno.
O grupo Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, publicou uma nota onde afirma que nessas regiões a ocorrência dos apagões teve incidência por volta das 8h30, e ressaltou que o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo responsável pela proteção da rede de energia.
No Distrito Federal, a Neoenergia informou que “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”. No entanto, às 9h01, o problema já havia sido superado.