O apagão que atingiu o estado do Acre na última quinta-feira (22) gerou uma interrupção de 187 MW. A informação é do Ministério de Minas e Energia. Em Rondônia, esse número foi bem maior, alcançou 797 MW.
No Acre, a energia elétrica ‘foi embora’ por volta das 14h47, ou seja, às 16h47 em Brasília, ocasionada por um desligamento automático do Complexo de geração e transmissão Corrente Contínua (CC) do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Logo que constada a situação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do MME, para garantir celeridade à recomposição dos sistemas. Às 17h10 já tinha iniciado o processo de recomposição das cargas dos estados. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e devem ser divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS em seguida.
“Nós temos os melhores operadores de sistemas do mundo, reconhecidos internacionalmente, e temos os melhores parques de distribuição do planeta, o que nos permite dar essa resposta rápida à população. Agora são apenas pequenas subestações pontuais que precisam fazer manobra interna, para restabelecer energia”, destacou Alexandre Silveira.