O Rio Juruá já está com o nível mais baixo, e é nessa hora em que aparecem os problemas nas comunidades que margeiam o leito do rio. Em Cruzeiro do Sul, os desbarrancamentos já ameaçam famílias e no bairro Miritizal, já expulsou de casa pelo menos duas famílias. É o que relatou o site Juruá Online.
O desbarrancamento do terreno onde as casas ficavam situadas foi ocasionado devido o nível do rio Juruá reduzir, após uma cheia repentina. A Defesa Civil está desmanchando as casas, feitas em madeira, para reconstruir em outro terreno no Ramal da Preguiça.
Nos últimos três anos, ao menos 20 famílias foram removidas de suas casas ao longo dos rios Juruá e Môa. Segundo o Tenente Melo, administrador de desastres da cidade, além de inspecionar a área atingida, a defesa civil também está apoiando no transporte dos móveis e madeira para os terrenos que pertencem aos próprios afetados.
“Aqui no bairro do Miritizal tem cinco pontos que fazemos o monitoramento constante. Aqui como, foi constatado, a erosão está causando perigo a essas famílias. Estamos dando o apoio no desmanche da residência e com os caminhões para levar e montar novamente”, explicou.
O morador Antônio Silva agradeceu a ajuda na remoção das casas, e falou que já tinha sido removido outras vezes. “Desde 1954 que moro aqui nesse bairro. Já teve muita enchente. Essa casa que moro hoje era em outro terreno que o rio já levou, eu já desmanchei ela e coloquei nesse terreno que comprei, e agora já vou ter que sair novamente”, contou.