Após a forte chuva que castigou o município de Tarauacá durante a terça-feira (9), o rio que leva o mesmo nome da cidade voltou a transbordar. Na medição das 6 horas desta quarta-feira (10), o manancial estava em 10,10 metros, superando a cota de transbordamento que é de 9,50 metros.
Com isso, a situação de muitas famílias que moram em áreas atingidas pela enchente ocorrida em fevereiro deste ano tende a se agravar, isso porque esses locais tiveram a infraestrutura prejudicada.
Algumas ruas do maior bairro de Tarauacá, o Senador Pompeu (Praia), já sofre com a enchente repentina. Isso tem colocado as autoridades locais em alerta e principalmente a Defesa Civil Municipal que segue monitorando todo o comportamento do rio.
Na última enchente foram afetada cerca de 28 mil pessoas atingindo 90% da cidade. A população está apavorada com uma possível nova enchente.
No último dia 5 de março, o pesquisador Davi Friale previu um novo transbordamento do Rio Tarauacá. Friale disse ao Notícias da Hora que os rios Tarauacá, Juruá e Purus teriam elevações em seu nível, chegando a transbordar.