O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, realizou, na última sexta-feira (27), junto a uma equipe técnica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC), uma vistoria no Hospital-Geral do Município de Tarauacá.
O objetivo da inspeção, que teve à frente o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, foi identificar possíveis irregularidades quanto à ausência de recursos materiais (medicamentos, itens de uso hospitalar e outros), recursos humanos (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos), funcionalidade da classificação de risco na unidade e estrutura física hospitalar.
“As inspeções serão constantes tanto no hospital quanto nas unidades básicas de saúde e na maternidade da cidade, sendo imprescindível que haja evolução na área da saúde pública de Tarauacá. Várias providências já estão sendo tomadas para garantir um atendimento mais qualitativo pela atenção básica do município, o que consequentemente aliviará a sobrecarga no Hospital Sansão Gomes”, afirmou o promotor de Justiça.
Ainda conforme o promotor, nos próximos dias deverá haver a entrega de um veículo SAMU e de uma ambulância para o hospital, além de uma reunião na Promotoria de Justiça de Tarauacá, com a equipe da Vigilância Estadual e da Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), com o intuito de identificar todos os gargalos referentes à gestão municipal.
“Com o recebimento dos relatórios da Sesacre e do CRM-AC, pretendemos expedir uma Recomendação Administrativa aos gestores da saúde municipal, visando maior eficiência no atendimento da população pelas unidades básicas de saúde, com a realização de exames clínicos e planejamento para implantação do primeiro CAPS no município”, destacou.