..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Após frequentadores encontrarem criadouros do Aedes aegypti, Horto Florestal passa por mutirão de limpeza; Fumacê será realizado no parque urbano

Após frequentadores encontrarem criadouros do Aedes aegypti, Horto Florestal passa por mutirão de limpeza; Fumacê será realizado no parque urbano

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), agiu rápido e realizou um mutirão de limpeza no parque urbano Horto Florestal. A ação aconteceu após frequentadores do local, que usam o espaço para caminhadas e exercícios físicos encontrar criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da Dengue.

Os criadouros estavam formados dentro de cocos vazios, descartados de forma inadequada por frequentadores.
Após receber uma denúncia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) resolveu fazer uma limpeza geral no espaço. Milhares de cocos vazios foram recolhidos, foi preciso até uma caçamba e uma retroescavadeira para facilitar o trabalho.

lixo 003

O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, disse que é preciso conscientização das pessoas que utilizam o espaço.

“Assim que ficamos sabendo da denúncia de alguns cocos abertos, acumulando, inclusive, larva do mosquito da dengue, imediatamente juntamos toda a equipe da Semeia e viemos aqui para poder fazer a limpeza no local. Nós pedimos à população que ao trazer algum tipo de material, um tipo de vaso, de plástico ou não, ou água de coco, que descarte dentro das cestas de lixo, para evitar que venha se manifestar o mosquito da Dengue no Horto Florestal. Tem muita gente caminhando aqui. Inclusive, quem traz água de coco, de hoje até terminar este inverno, nós iremos orientar que tragam em garrafinha e não in natura, no coco em si, para poder exatamente evitar esse tipo de transtorno que nós tivemos aqui”.

 

Fumacê no Horto


Para dar mais efetividade a ação de combate ao mosquito da Dengue no Horto Florestal, nesta quinta-feira, 4, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão realizando um fumacê em toda extensão do Horto Florestal, para matar o mosquito transmissor e evitar possível proliferação da doença.

O espaço será fechado para a visitação publica após às 14h para a realização dos trabalhos, mas estará reaberto nesta sexta-feira, 5.