Os médicos da rede básica de Rio Branco decidiram suspender temporariamente a greve deflagrada no final de 2021. A justificativa para a decisão, segundo o Sindicato dos Médicos do Acre, é a sensibilidade humanitária em razão do surto de gripe e Covid. A suspensão vai durar, inicialmente, 10 dias.
Segundo o presidente o sindicado, médico Guilherme Pulici, o momento é de união, buscando apoiar colegas que estão na linha de frente, sendo que parte acabou se contaminando pela Ômicron, a nova variante do coronavírus (Covid-19). “É uma demonstração de boa vontade da classe que, sensibilizada, escolheu suspender o movimento”.
Pulici diz isso porque nas ultimas semanas, com o aumento de casos da Covid-19, vário médicos estão sendo contaminados, o que, consequentemente, reduz a quantidade de profissionais dentro das unidades de saúde , justamente em razão da greve. A justiça determinou 90% dos profissionais precisavam trabalhar, logo, 10% se reveza.
A greve por tempo indeterminado, iniciada no dia 13 dezembro, foi motivada pela falta de negociação por parte da prefeitura de Rio Branco. Com a suspensão do movimento, a partir desta quarta-feira, 18, a classe espera que Bocalom possa seguir o mesmo espírito humanitário e apresentar de forma oficial uma contraproposta. A próxima assembleia já tem data marcada: dia 27 de janeiro.