Imagens gravadas no porto de travessia de Rodrigues Alves mostram a balsa alugada pelo Deracre descendo o rio Juruá desgovernada. O incidente ocorreu na sexta-feira (2) após o motor da embarcação apresentar uma pane na hora da travessia, informou Ralph Luiz, do Comitê Pró-ponte. A balsa parou após bater em uma das margens do rio.
“Nesses últimos dias, a balsa de grande porte, que é alugada pelo governo do estado, através do Deracre, apresentou vários problemas técnicos, tanto mecânico, elétrico, enfim. E um desses dias, agora, recentemente, ela, ao atravessar, ao tentar atravessar, o motor deu uma pane, a balsa desgovernada baixou o rio Juruá, e ela, na verdade, ela só teve como parar quando bateu em um dos lados do rio. Ela, na verdade, desceu desgovernada. E aí, para voltar, algumas balsinhas ajudaram. Algumas balsinhas. Até se resolver o problema do motor”, relata Ralph Luiz.
Na balsa estavam motoristas e vários motociclistas. Um deles, após 30 minutos na balsa à deriva, gravou um vídeo relatando a dificuldade enfrentada.
“O negócio aqui está indo de mal a pior para a gente. Olha o destroço que deu aí. Balsa que sobe, muito balseiro enganchando na hélice. A gente está descendo faz uma meia hora já. Olha lá onde está o porto, o problema está feio.”
Balsa à deriva, atoleiros e acidentes
Além do incidente com a balsa da última sexta-feira, é comum carros e motos atolados nos dois lados dos pontos de travessia, sobretudo no período de chuvas. Há também registros de veículos que caíram no rio Juruá.
O Dnit assegurou em novembro do ano passado que as obras de construção da ponte de Rodrigues Alves serão iniciadas em 2024 com previsão orçamentária inicial das obras no valor de R$ 60 milhões oriundos de emendas parlamentares.