Desde fevereiro que os moradores de Xapuri, especificamente do bairro da Sibéria, aguardavam por uma resposta do governo a respeito da balsa que faz a travessia do rio Acre. Naquele mês, a embarcação havia desaparecido, encontrada dias depois. Após pequenos reparos, voltou a funcionar. Mas, no começo de maio, o Corpo de Bombeiros interditou a embarcação por falta de oferecer condições de segurança para a navegação.
Nesta quinta-feira (23), o governo do Acre, por meio do Deracre, informou sobre a utilização de uma nova embarcação vinda de Santa Rosa do Purus para atender os mais de 16 mil habitantes que residem em Xapuri. São mil pessoas que fazem a travessia diária e pelo menos 500 veículos. Uma média de 12% da população do município vive na Sibéria e localidades vizinhas e precisam do transporte para acessar o centro de Xapuri.
A antiga embarcação passa por restauração. A nova, com mais capacidade, permite, inclusive, o transporte de veículos pesados, informa o diretor-presidente do Deracre, Ítalo Medeiros. Ele tem sido uma dos mais cobrados pelo governador Gladson Cameli (PP). Ao lado de Thiago Caetano, tem colecionado broncas públicas de Gladson Cameli, entretanto, ambos já apresentam resultados em suas pastas.