Após a alteração do Decreto nº 5.496, de 20 de março de 2020, permitindo eventos religiosos em templos ou locais públicos, com até 20% da capacidade, igrejas se preparam para receber os fieis.
Preocupados com a segurança da população, a Igreja Nova Aliança distribuiu kits de proteção aos visitantes, contendo máscara dupla e álcool em gel personalizados. Além disso, diversas orientações foram repassadas aos frequentadores da igreja, por meio de páginas sociais e grupos de whatsapp. Apenas poderão participar dos cultos presenciais aqueles que se enquadram nas normas de biossegurança.
Para o pastor da Nova Aliança, Alexandre Bastos, os cuidados com aspectos espirituais vão ao encontro dos cuidados com a saúde física. “Nossa prioridade são as pessoas. Estamos em um momento em que não apenas cuidar da saúde do corpo é importante, também precisamos cuidar da mente e do coração. Por isso, seguimos os protocolos à risca, com o objetivo de criar um ambiente seguro para que todos possam ser fortalecidos em sua fé.”
Segundo o líder espiritual, as demandas pastorais aumentaram significativamente no período da pandemia. “Estivemos esse tempo com as portas fechadas, mas a igreja não parou. Temos nos desdobrado para atender demandas sociais, espirituais, prestando apoio para doentes, desempregados, pessoas que perdem seus entes queridos, outras com quadro de depressão, famílias com conflitos no lar, etc. Essa doença tomou proporções tão grandes que igreja tem sido peça chave para auxiliar as pessoas a lidar com a pandemia.”, conclui.
Os 300 kits foram confeccionados pela empresa Digicópias. O material já vinha sendo produzido para promover integração em outras instituições. “Os kits estão sendo um sucesso. Mas, quando soubemos da liberação dos cultos, pensamos imediatamente que seria indispensável que a igreja disponibilizasse esses equipamentos de proteção, como demonstração de cuidado e carinho pelas vidas que entram ali.”, comentou.
A Igreja Nova Aliança possui espaço com capacidade para acomodar 340 pessoas. No período de classificação da faixa laranja, o templo, localizado na Estrada da Sobral, fará culto apenas aos domingos, e disponibilizará 70 lugares. Para participar do evento é necessário estar enquadrado no perfil fora de risco e fazer prévia inscrição. As demais pessoas podem acompanhar a programação pela transmissão online.