Nesta sexta-feira (14), logo nas primeiras horas do dia, os ventos fortes começaram a soprar da direção sudeste em Rio Branco, Brasileia e municípios próximos, cujas rajadas, em alguns pontos mais altos, passaram de 40km/h.
Ao amanhecer de sábado, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, o dia ficará ventilado também em Cruzeiro do Sul e em todo o vale do Juruá. Poderão ocorrer chuvas passageiras, com possibilidade de ventanias e temporais em algumas áreas.
É o fenômeno de mais uma friagem, que tem origem na Antártica, a se formar no extremo oeste do Brasil, ou seja, no Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, assim como em Mato Grosso e, desta vez, também em Goiás e no Distrito Federal, além de boa parte do Brasil.
Não será, nem de longe, parecida com a que atingiu o Acre no último dia 13 de junho, quando foi registrada temperatura de 9,9ºC, na capital do Acre, e durou nove dias consecutivos, com noites frias.
Desta vez, nesta sexta-feira, a temperatura cai rapidamente, porém, não muito e, ao amanhecer de sábado e de domingo, os termômetros estarão marcando entre:
15 e 18°C, em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Acrelândia, Sena Madureira e Manuel Urbano;
16 e 19°C, em Tarauacá, Feijó e Jordão;
18 e 21°C, em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Marechal Thaumaturgo.No Amazonas, a cidade de Boca do Acre terá mínimas entre 16 e 19°C e, em Pauini, entre 17 e 20°C, enquanto Guajará e Ipixuna, as menores temperaturas estarão oscilando entre 18 e 21°C.
Em Rondônia, as menores temperaturas estarão situadas entre 15 e 18°C, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena.
No estado de Mato Grosso, os termômetros poderão marcar entre 10 e 13ºC, principalmente na região do Pantanal e em Cuiabá.
Assim, o sábado e o domingo serão com tempo firme, muito sol, baixa umidade do ar e noites frias.