Após três meses sem testar a população, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, recebeu 500 testes para identificar o novo coronavírus, causador da Covid-19. Os materiais foram enviados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), e serão utilizados nas unidades sentinelas do município.
A previsão, segundo a secretaria municipal, é que até o final da próxima semana cheguem mais 1000 testes, em dois lotes de 500, totalizando 1.500 exames. A secretária municipal, Janaína Negreiros, explicou que os atendimentos nas unidades sentinelas se mantiveram durante todo período da pandemia.
A gestora enfatiza a importância da população em procurar as unidades ao sentirem os sintomas da Covid-19, e esclarece que a responsabilidade e os cuidados devem ser respeitados por todos. “A população que está com todos os critérios necessários, pode procurar as unidades sentinelas, onde receberão atendimento médico, e o profissional faz o pedido do exame conforme a avaliação”, explicou.
Cruzeiro do Sul conta com cinco unidades sentinelas, sendo os postos de saúde do Bairro Aeroporto Velho, Cohab, 25 de Agosto, bairro do Alumínio e Agricultor.