..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Aprovado PL que acrescenta o termo 'farmacêutica' a Urap Cláudia Vitorino 

Aprovado PL que acrescenta o termo 'farmacêutica' a Urap Cláudia Vitorino 

Os vereadores de Rio Branco (AC), aprovou nesta quinta-feira 24, o projeto de lei de autoria da vereadora Lucilene da Droga Vale (PP-AC), que altera a denominação da Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP), que fica na entrada do bairro Taquari, na Via Chico Mendes, para constar a profissão de farmacêutica da Drª Cláudia Vitorino. 

Com a nova nomenclatura, a unidade de saúde passa a se chamar Urap Farmacêutica Drª Cláudia Vitorino como forma de resgate histórico de uma profissional de saúde que colaborou para a fundação do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sindifac), foi diretora da Vigilância Sanitária municipal e ativista dos direitos humanos, do meio ambiente e das mulheres, inclusive com participação em fórum global realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Vitorino faleceu há mais de 30 anos em trágico acidente de trânsito. A filha de Cláudia, Mayra Vitorino, acreana de nascimento, radicou-se em Pernambuco, onde atualmente  faz sucesso como cantora de música popular, atriz e dançarina. “Não se trata apenas de mudar o nome da Unidade de Referência em Atenção Primária, se trata de fazer justiça, se trata de fazer uma reparação histórica à uma mulher que lutou muito por sua classe, que lutou muito em prol da saúde pública. Porque a classe farmacêutica  é fundamental ao direito à saúde”, disse.

A vereadora Lucilene trabalha há mais de 30 anos no segmento e é estudante de farmácia e revelou que a ideia de renomear a Urap Farmacêutica Drª Cláudia Vitorino, seria um resgate histórico à mulher que lutou pelos profissionais das farmácias e da saúde, pois muitos farmacêuticos ficam surpresos, por desconhecer a história, e, a população pensa que ela seria uma médica, quando na verdade, foi uma farmacêutica guerreira”, pontuou. Vale disse estar muito feliz com a aprovação da lei, e espera que com a sanção do PL, também ocorra o pronunciamento do prefeito Bocalom, quanto a previsão de reforma da unidade, para que não seja apenas uma mudança do nome da fachada.

Veja vídeo de depoimento da filha da farmacêutica Cláudia Vitorino, link

https://www.youtube.com/watch?v=zVFF3WnmB7s