A Prefeitura de Senador Guiomard, que tem à frente a prefeita Rosana Gomes (PP), inicia nesta sexta-feira (7) a primeira noite do Arraial Cultural Quinari Caipira. O evento acontece na Praça Fontenelle de Castro, que fica na parte central da cidade e vai até domingo, dia 9. O objetivo é resgatar as manifestações culturais e movimentar assim a economia.
A secretária Municipal de Educação Elisangela Martins comentou a respeito do evento. Ela mencionou que parte dos prêmios considerados maiores foram doados pelos secretários municipais. Explicou também que as escolas doaram prêmios menores e que todo o arrecadado com a venda de cartelas ficará com as escolas.
“Envolvemos as escolas do município e estaduais com relação às cartelas dos prêmios. Cada escola, ao ser convidada a participar desse projeto, elas concordaram. E a partir daí elas receberam as cartelas. Essas serão de brindes pequenos doados pelas próprias escolas e parceiros. Mas, há também brindes grandes. Esses brindes grandes serão doados pelos secretários da Prefeitura. Nós secretários doamos um valor para compra de três bois que serão sorteados um em cada noite do evento. Também será comprado uma geladeira, televisão e outros prêmios. Com relação às cartelas, as escolas colocaram a comunidade escolar para vender. Todo o arrecadado ficará na própria escola”, relata a secretária.
Martins pontou que haverá apresentação de quadrilhas juninas tanto do município quanto de Porto Acre e Acrelândia. Ela pontou que uma parceria feita com a Fundação de Cultura, governo do Estado e Sebrae/Acre foi possível a doação para o arraial de barracas que serão às escolas para que elas possam montar durante o arraial e comercializar produtos e serviços, de acordo com o entendimento de cada instituição de ensino.
“Essas escolas irão levar alimentos, pescaria, o que elas quiserem fazer para vender e angariar recursos para as próprias escolas. Este será um arraial compartilhado, realizado pela Prefeitura do Quinari, com a participação das escolas. Elas estão muito empolgadas, porque elas vão conseguir os seus arraiais. Elas aderiram esse projeto da Prefeitura”, salientou.
Ao final Elisangela Martins disse que quanto às geladeiras doadas pela Energisa, estas não podem ser sorteados por meio de cartelas. “Essas geladeiras elas não podem ser “bingadas”. Serão feitos sorteios envolvendo alunos e a comunidade que quiser participar. Estará acontecendo esse sorteio lá no dia, mas aí já é uma outra atividade que não envolve venda de cartelas porque não se pode envolver vendas de cartelas”, lembrou.
O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.