Belas paisagens em cores vibrantes, pintadas em acrílico, contrastam com a luta diária, em 'tons melancólicos', da dona de casa, Josineide Lira Pires Sampaio, 51 anos, viúva há dois anos e que mora de favor com o filho em uma pequena casa, localizada no loteamento Santa Luzia, parte alta de Rio Branco.
As paisagens mencionadas no lide, a primeira parte da notícia, e que ilustram a matéria, são de Sampaio, artista plástica autodidata. Ela comentou que sempre gostou de pintar e que aprofundou a paixão pela arte em 2015. Porém, sem apoio e sem ajuda financeira, o sonho de expor suas obras teve que ser adiado.
"A pintura me tira a tristeza, me deixa mais feliz! Porém, estou sem recurso para comprar material. Já vendi alguns quadros, no entanto, como não tem nenhum lugar para expor o meu trabalho, não consigo viver do que mais gosto de fazer, que é pintar", disse Josineide.
Ela comentou que 'sobrevive' do Bolsa Família, e que terá que pagar aluguel no lugar em que mora. "Estou morando de favor nesta casa há algum tempo, mas o dono já vai me cobrar aluguel. Não sei o que vou fazer, pois o que recebo é muito pouco. Por isso, peço ajuda para comprar os materiais e alguém que me apoie para fazer uma exposição, no mínimo com 25 obras. Como disse: quero viver da minha arte!"
Quem quiser ajudar a artista plástica Josineide Lira, pode entrar em contato pelo número: (68) 99951-5222.