Para ajudar dona Maricília, uma senhora de 67 anos, que resgata, cuida, protege, abriga e alimenta 80 cães, um grupo de artistas e ativistas culturais promovem neste sábado, 27, a partir das 19h, A Noite do Cachorro Louco, na Casa do Poeta, localizada na rua Edmundo Pinto, 140, Conjunto Bela Vista, bairro Floresta. A entrada será no mínimo 1kg de ração por pessoa (Faro, Pedigree ou Vitamax).
As apresentações ficarão por conta dos músicos Kauê Canedo, Zé Jarina, Alberam Moraes, Allan de Castro e do poeta César Félix. A bióloga Janaína Almeida Queiroz, mestre em Ecologia, professora, pesquisadora e mãe de pet, uma das organizadoras da ação beneficente, comentou como surgiu a ideia de ajudar a idosa.
"O evento surgiu porque fui fazer uma visita para conhecer o abrigo da Dona Maricília, gosto muito de animais (tenho 7 em casa) e me comoveu bastante. São 80 cães, 80 vidas e uma senhora de 67 anos sozinha cuidando desses animais. Ela acorda às 5 horas da manhã para alimentá-los, fica até 9 horas para dar conta de alimentar todos. O abrigo é dividido em vários canis, todos construídos em madeira, uma parte fechada e outra aberta, a parte aberta é no chão batido.
Ela recebia muita doação de ração, mas ultimamente não tá recebendo a quantidade que recebia. E isso faz com que ela fique pedindo ajuda a pessoa de bom coração para ajudá-la.
Ela faz o que o poder público deveria fazer e não faz. Resgata, cuida, protege, abriga, alimenta e muitas vezes castra e vacina. Já acompanhava dona Maricília pelo Instagram, conheci ela pessoalmente, e meu coração já bateu com o dela. Pensei: preciso ajudar essa senhora de alguma forma", disse Janaína.
A professora também comentou que a única fonte de renda de dona Maricília é de um salário mínimo. "Ela está naquela categoria de pessoas que não se rendeu às adversidades da vida. Mulher forte, sempre lutou muito para sobreviver.
Sua única renda é um benefício previdenciário que corresponde a um salário mínimo. Mesmo diante de tanta dificuldade, o seu grande e bondoso coração encontrou espaço para cuidar desses animais. Existe uma vakinha aberta para quem quiser ajudar:
vakinha.com.br/4969647", concluiu Queiroz.