..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Autoridades municipais de Boca do Acre em alerta com cheia do Rio Acre; Defesa Civil de Rio Branco monitora a situação

Autoridades municipais de Boca do Acre em alerta com cheia do Rio Acre; Defesa Civil de Rio Branco monitora a situação

Autoridades do municipio amazonense de Boca do Acre estão em alerta por conta da elevação no nível das águas dos rios Acre e Purus.

Da última sexta-feira, 10, para esta segunda-feira, 13, o nível das águas do Rio Acre em Boca do Acre teve elevação de quase 3 metros (2,82 m). Na manhã de domingo, 12, o volume do manancial chegou a 14,23 m, nesta segunda-feira o nível já atingia 14,59 m, uma elevação de 36 cm em 24h.

No mesmo dia 13 de dezembro do ano passado o volume das águas do Rio Acre no sul do Amazonas apontava para a marca de 8,24m, uma diferença de 6,35m, em relação ao mesmo dia 13 de dezembro deste ano.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão, a situação em Boca do Acre está sendo monitorada assim como o Rio Acre na capital acreana.

Ainda de acordo com Cláudio Falcão a medição no volume das águas do Rio Acre está sendo realizada a cada 3 horas onde é emitido um boletim de acompanhamento do nível do rio. O plano anual de contingência já está pronto para ser posto em ação caso seja necessário.

"Temos um plano de contingência pronto e caso seja necessário será posto em ação. Estamos monitorando o comportamento do nível das águas do Rio Acre diariamente com medições sendo realizadas a cada 3 horas", declarou o coordenador.

Major Falcão disse ainda que se confirmadas as previsões de chuva no Estado o nível das águas podem atingir os 16 metros.

"Se confirmadas as previsões meteorológicas existe uma grande possibilidade de termos uma grande cheia. Não quero de forma alguma ser uma especiel de 'cavaleiro do apocalipse', mas podemos ter o nível das águas chegando aos 16m, isso seria uma grande catástrofe, teríamos cerca de 27 bairros atingidos. Por isso estamos mantendo um estado de alerta e preparados", revelou Falcão.