Dois aviões monomotores ficaram presos na pista do aeródromo de Marechal Taumaturgo, no interior do Acre, na manhã desta quarta-feira (03). Os voos noturnos foram cancelados por falta de segurança na pista, que está cheia de buracos e lama.
Segundo a coordenação do aeródromo, as condições da pista são péssimas e colocam em risco a vida dos passageiros e dos pilotos. Um vídeo enviado ao portal Notícias da Hora mostra o momento em que os passageiros tiveram que empurrar uma das aeronaves, de prefixo PT-RXT, que atolou quando se preparava para decolar.
A coordenação do aeródromo informou que, caso o município precise de algum voo aeromédico, será impossível realizar as operações devido às más condições da pista. A situação é preocupante, pois Marechal Taumaturgo é uma das cidades mais isoladas do estado e depende do transporte aéreo para se comunicar com o restante do estado.
A reportagem do Notícias da Hora entrou em contato com a prefeitura de Marechal Taumaturgo, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. A prefeitura é a responsável pela manutenção da pista do aeródromo, que é de uso público.
Veja a nota do governo do Estado
Nota Pública - Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre)
O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), esclarece que o incidente envolvendo um avião na manhã desta quarta-feira, 3, ocorreu no pátio de aeronaves do aeródromo de Marechal Thaumaturgo e não na pista de pouso.
O Deracre informa que realiza manutenção periódica nos aeródromos do estado e que já atua nas ações que antecedem a restauração do pátio de aeronaves de Marechal Thaumaturgo.
Sócrates José Guimarães
Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre)