..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Bandeira Amarela: veja como deve funcionar o comércio com a nova classificação

Bandeira Amarela: veja como deve funcionar o comércio com a nova classificação

As três regionais do Acre foram reclassificadas para a bandeira amarela do Pacto Acre Sem Covid, nesta quarta-feira, dia 23. A nova classificação deve permanecer inalterada até a primeira quinzena de janeiro de 2021, quando o Comitê Especial de Acompanhamento da pandemia volta a se reunir.

Segundo o Comitê Especial, houve nas últimas semana uma estabilização no número de casos da doença causada pelo coronavírus. Dessa forma, foi possível manter, diante da análise, a classificação das regionais na bandeira amarela, que é de atenção.

Diante da nova classificação, igual para os 22 municípios do estado, veja de que forma o comércio deve funcionar a partir desta quarta-feira.

Os bares, restaurantes, lanchonetes, barracas, casas noturnas, boates e similares e confraternizações de qualquer natureza em clubes, condomínios (nos espaços comuns e salões de festas), espaços públicos, hotéis, além de shows musicais e pirotécnicos, em ambientes abertos ou fechados, com ou sem a cobrança de ingressos, estarão limitadas a 30% da capacidade de ocupação do local.

Há ainda um detalhe, os 30% estão limitados ao número de 100 pessoas, independente do tamanho do espaço. Isso, inclusive, ocorrerá independentemente das próximas reclassificações a serem feitas pelo Comitê de Acompanhamento, cujo encontro deve ocorrer na próxima sexta-feira, dia 25.

Outra medida polêmica, mas que está sendo elogiada nas redes sociais, é a de manter fechados os espaços a partir da 18h do dia 24 de dezembro, até às 11h do dia 25 de dezembro, e ainda das 18h do dia 31 de dezembro, até às 11h do dia 1º de janeiro de 2021. Uma forma de impedir festas e aglomerações perigosas nesses horários. Foram liberados apenas os atendimentos delivery ou com retirada no local.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento também aumentou 50%.