Muita gente parece ter confundindo o fim do decreto restritivo nos fins de semana e feriados com liberdade total para aglomerações. Foi o que se viu neste sábado (24) à noite em vários bares de Rio Branco.
Um péssimo exemplo foi registrado no calçadão do Mercado Velho às margens do rio Acre onde há diversos bares. No local houve registro de aglomerações, apesar de o decreto estadual limitar a presença de pessoas em estabelecimentos.
Durante a Bandeira Vermelha, quase todos os setores comerciais e sociais podem atuar, mas com restrições ainda maiores de público, em geral a 20%, e medidas sanitárias ainda mais rígidas. O Toque de Restrição também seguirá vigente das 22 às 5 horas para todos os dias da semana.
Entre outros detalhes do novo decreto, os bares, restaurantes, lanchonetes e similares deverão encerrar a comercialização de bebidas alcoólicas até as 20 horas, o que não vem acontecendo na prática; shopping centers poderão funcionar entre 12 e 20 horas e os postos de combustíveis poderão funcionar entre 5h e 22h. Nos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, fica mantida a proibição de ocupação e permanência de pessoas, em qualquer número em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer.
Acre registrou neste sábado mais 11 mortes por covid-19
Mais 11 notificações de óbitos foram registradas neste sábado, sendo 8 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.476 em todo o estado. O Acre também contabiliza nas últimas 24 horas mais 227 pessoas infectadas pelo vírus.