A biomédica Amélia Cristina Rocha Marques, de 28 anos, uma das sobreviventes do acidente aéreo no município acreano de Manoel Urbano, ocorrido no dia 18 deste mês, foi extubada ( quando é retirada a ventilação mecânica do paciente para conseguir respirar).
A informação foi confirmada pelo irmão da vítima, Pedro Lucas, que está acompanhando a recuperação de Cristina no Centro de Tratamento de Queimados em Manaus, Amazonas.
Amélia foi transferida para Manaus no dia 21, em um voo particular do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Anteriormente, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Rio Branco, aguardando condições clínicas favoráveis para ser transferida para uma unidade especializada.
O centro de referência em assistência a queimados de alta complexidade no Estado vizinho também está atendendo outros sobreviventes do acidente. Valdir Roney de Souza Mendes, piloto da aeronave, foi transferido na sexta-feira, 22, seguido por Suanne Camelo, no sábado, 23 de março, e Mateus Jeferson Fonte, no domingo, 24.
O avião Cessna Skylane 182, envolvido no acidente, decolou com excesso de passageiros e sem autorização para operar como táxi aéreo.