O pescador Jairo Mesquita de Oliveira, de 57 anos, natural de Rio Branco, desapareceu no sábado, 9, nas águas do rio Abunã, em Fortaleza do Abunã, em Rondônia, distante quase 300 quilômetros de Rio Branco.
O corpo de Oliveira foi encontrado por volta das 8h40p da manhã deste domingo, 10, a cerca de seis metros de profundidade do manancial. O resgate foi realizado por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações, o homem estava tarrafeando (jogando uma rede no rio) em uma área de pedras, quando supostamente o instrumento de pesca enroscou no fundo do manancial.
Para evitar que a água levasse a tarrafa, o pescador resolveu amarrá-la em uma poita (tipo de âncora) feita com uma pedra dentro de um saco.
No entanto, no momento em que a poita foi jogada na água, a corda acabou enroscando na perna dele e o arrastou para o fundo.
O pescador tentou se soltar, mas as águas estavam bastante agitadas, impossibilitando a manobra.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Porto Velho foi acionada e conseguiu resgatar o corpo a 6 metros de profundidade. O IML de Porto Velho encaminhou a vítima até a sede da unidade para realização dos trabalhos periciais, para que seja encaminhada a Rio Branco.