9 EM CADA 10 JOVENS BRASILEIROS AFIRMARAM PREFERIR CONTAS DIGITAIS EM RELAÇÃO ÀS TRADICIONAIS
O mundo moderno coloca a sociedade num momento de transição entre o físico e o digital. Aos poucos vão acontecendo adaptações e as necessidades do dia a dia, antes feitas apenas presencialmente, também dão lugar a novas tecnologias que oferecem cada vez mais facilidades para a vida do cidadão
O brasileiro está ficando mais exigente quando se trata de qualidade nos serviços bancários
E como não poderia ser diferente, a nossa forma de lidar e administrar o dinheiro também mudou ao longo dos anos. O acesso cada vez maior à internet pela população e sua inerente democratização abriu um mar de oportunidades para instituições e novas empresas do mercado financeiro que estão oferecendo um leque de produtos e vantagens pelos aplicativos.
Também é preciso pontuar que, além do desenvolvimento natural da forma como tratamos nosso dinheiro a partir dos avanços tecnológicos obtidos ao longo dos anos, o brasileiro está ficando mais exigente quando se trata de qualidade nos serviços bancários, como indica a pesquisa encomendada pela Akamai à Cantarino Brasileiro que abrange cidadãos de diferentes faixas etárias, regiões e classe social.
Esse novo perfil mais exigente que vem se formando no país tem reduzido cada vez mais a nota geral dada aos bancos pela qualidade do serviço ofertado. A competição entre os bancos, ainda segundo o estudo, aumentou, uma vez que o número de contas pertencentes a cada brasileiro subiu de 3,5 para 4,3 entre os anos de 2021 e 2022.
Os bancos digitais obtiveram um crescimento de 61% no Brasil
Uma porcentagem que chama atenção na pesquisa é a preferência de jovens e adultos por bancos digitais em relação aos tradicionais. O estudo aponta que 89% dos jovens de 20 a 29 anos preferem pelo modelo digital para guardar e gerir seu dinheiro. Esse número cai para 81% dos adultos entre 30 a 39 anos e 67% acima de 40 anos.
Preferência dos brasileiros por faixa etária:
- 89% dos jovens de 20 a 29 anos
- 81% dos adultos entre 30 a 39 anos
- 67% dos adultos acima de 40 anos
Os dados mostram ainda que, mesmo com a preferência, sobretudo de jovens e adultos, aos bancos digitais, o mercado segue dividido e competitivo. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram ter contas em ambas as modalidades, tradicional e digital. Se comparado com 2021, o dado mostra um aumento de 7% das pessoas que colocam à prova a qualidade do serviço ofertado, com destaque para as transferências bancárias e segurança do dinheiro na conta.
Mesmo sob a desconfiança daqueles ainda resistentes à tecnologia e que não abandonam a tradicional agência bancária e o atendimento personalizado do gerente, os bancos digitais obtiveram um crescimento de 61% no Brasil. Apesar desse crescimento na adesão a contas nesse tipo de banco, os tradicionais continuam à frente obtendo a conta principal de 66% dos brasileiros.
Na mesma pesquisa realizada em 2020, esse número era de apenas 37%. O número de clientes que possuíam conta apenas em banco tradicional caiu de 57% em 2020 para 21% em 2022, no entanto, um fator diretamente relacionado com a escolha é a faixa etária do utilizador. Em relação aos 66% que optam pelo banco tradicional como conta principal, 79% têm mais de 40 anos.
Smartphones dominam transações bancárias
Os aplicativos móveis seguem sendo a principal forma de acesso aos serviços bancários, se mantendo quase na mesma proporção de 2021, de 76% para 77% em 2022. O Internet Banking vem em segundo lugar, utilizado por 39% dos clientes.
Os critérios para escolha de um banco são as mais diversas, ainda que as tarifas continuem sendo o atributo mais importante, citada por 56% dos usuários.
Do Pix ao empréstimo pessoal facilitado, além de investimentos e pagamento de contas até mesmo parceladas pelo cartão de crédito, o crescimento dos bancos digitais pode ser explicado pelas facilidades que oferecem para que o usuário possa ter acesso a crédito e realizar transações bancárias ágeis, mesmo sem pagar tarifas para manutenção da conta. Feito o cadastro, o cliente já é exposto a vários produtos financeiros na tela do celular.
Brasil líder em contas de bancos digitais
Ampliando a discussão para um cenário global; em 2022, o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países que possuem mais contas digitais. De acordo com a pesquisa feita por Finder, 43% dos adultos brasileiros possuem contas digitais, fazendo do país o primeiro lugar em clientes desta modalidade.
A expectativa é que, até 2027, a maioria dos brasileiros adultos tenha conta em um banco digital.
Atrás do Brasil, o ranking tem a Indonésia (26%), Irlanda (22%), Singapura (21%) e Hong Kong (20%). A menor porcentagem pertence aos Estados Unidos, que registrou apenas 8% de usuários em bancos digitais.
Segundo estimativas de especialistas, o número de clientes de serviços financeiros digitais deve chegar a 57% até 2027, conseguindo manter o país no pódio mundial de usuários deste tipo de serviço bancário.
Fontes: Cantarino Brasileiro - Akamai Technologies - Blog de Educação Financeira O Melhor Trato - Finder
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O brasileiro está ficando mais exigente quando se trata de qualidade nos serviços bancários
Um novo perfil do cliente bancário brasileiro se consolida
Os bancos digitais obtiveram um crescimento de 61% no Brasil
Preferência dos brasileiros por faixa etária
Smartphones dominam transações bancárias
Formas de acesso aos serviços bancários
Brasil líder em contas de bancos digitais
Ranking de países com mais contas em bancos digitais no mundo