A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou um programa inovador para impulsionar startups brasileiras no mercado internacional. Dez empresas nacionais terão a oportunidade de atuar presencialmente em Lisboa, Portugal, desenvolvendo projetos de expansão internacional e promovendo investimentos e comércio em outros países europeus. A primeira turma do Programa de Incubação de Startups terá início em 2026, com duração prevista de até nove meses.
A iniciativa foi apresentada oficialmente durante a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit 2025, em Lisboa, no dia 11 deste mês. O programa é realizado em parceria com o Sebrae e tem como objetivo fortalecer a presença brasileira na Europa, criando oportunidades para startups mostrarem seu potencial de inovação em um dos maiores eventos globais de tecnologia e empreendedorismo.
Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o programa oferece às startups selecionadas um espaço estratégico para competir com empresas de todo o mundo. “Começou o programa de internacionalização de startups brasileiras na Europa, em Lisboa, no nosso novo escritório. Eles vão acumular experiência, cumprir um plano de trabalho estruturado e buscar espaço aqui e no mundo para fazer sucesso”, destacou o executivo.
As empresas selecionadas foram escolhidas entre 108 startups de alto potencial internacional, por meio de curadoria do Web Summit e da plataforma global de inovação Plug and Play. As dez primeiras startups que atuarão diretamente de Lisboa são:
- AIPER (BioTech – SP)
• Beeviral (MarTech – RJ)
• Wood Chat (ClimaTech – AC)
• BioLinker (BioTech – SP)
• Just Travel (TravelTech – BA)
• Hope (AgriTech – SP)
• PixNow (FinTech – SP)
• SleepUp (HealthTech – SP)
• SST (DeepTech – SP)
• 593iCAN (Indústria – SP)
O Brasil vive um momento de crescimento em inovação. Segundo o Observatório Sebrae Startups, em agosto de 2025 o país tinha mais de 20 mil empresas inovadoras ativas, um aumento de 30% em apenas um ano. A maior concentração está no Sudeste (35,8%), seguida pelo Nordeste (24,7%), Sul (20,7%), Centro-Oeste (9,5%) e Norte (9,2%).
Em termos globais, o Startup Ecosystem Index 2025 aponta o Brasil na 27ª posição, em um universo de mais de 150 milhões de startups, enquanto os Estados Unidos lideram com cerca de 1,1 milhão e a Índia ocupa o segundo lugar com 493,5 mil.
