As operações das empresas de táxi aéreo que transportam passageiros para Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, correm risco de serem suspensas mais uma vez por conta das condições da pista de pouso. No ano passado, os voos para a cidade que fica a dois dias de barco de Cruzeiro do Sul já tinham sido suspensos e a pista que passou por serviços de recuperação voltou a apresentar problemas.
O prefeito da cidade, Isaac Pianko, reconhece o problema, mas não falou em nenhum prazo para que o reparo seja feito.
“É importantíssimo nós fazermos novamente uma manutenção urgente dessa pista. Já fizemos um tapa buraco para não parar o transporte aéreo, principalmente para os pacientes que são retirados, pois é o único meio de tirar os pacientes de emergência daqui é o avião”, disse.
Com as chuvas intensas, se formaram vários buracos na pista, que recebe voos diários de Cruzeiro do Sul. Por conta disso, os passageiros e até mesmo os pilotos das aeronaves estão preocupados com o risco de acidentes.
“Inclusive, em dezembro de 2018 ocorreu um incidente comigo. No que fui fazer o peão na cabeceira oposta para decolar, bateu no buraco e arrancou o trem de pouso. A minha sorte e dos passageiros foi que a aeronave ainda estava praticamente parada. Imagina se arranca com a aeronave em velocidade para decolagem ou para o pouso”, conta o piloto Roney Mendes, que opera há quase 30 anos na região.