Moradores do Ramal da Junqueira, no Barro Vermelho, zona rural de Rio Branco, decidiram arregaçar as mangas e resolver por conta própria problemas de infraestrutura, que há meses vem tirando o sono da comunidade.
Um vídeo, enviado ao Notícias da Hora, é possível ver moradores trabalhando na construção de bueiros improvisados para evitar que o ramal se torne intrafegável durante o período de chuvas.
Com enxadas e muito esforço, os moradores abriram canais para escoamento da água da chuva. Sem a manutenção adequada por parte do poder público, o ramal vinha sofrendo com constantes atoleiros e poças, dificultando a mobilidade das famílias que dependem da via.
Um morador desabafa sobre a situação: “olha aí, moçada, ramal do Apuí. Aqui, fazendo umas boerinhas porque estava dando atoleiro. Pois é, não vamos esperar só por prefeito, não”, diz o trabalhador.
O desabafo reflete o sentimento de abandono de uma comunidade que há tempos aguarda ações efetivas da gestão municipal para resolver problemas básicos de infraestrutura.