A servidora pública Rosane Nogueira de Araújo começou a pedalar há dois anos e tinha uma meta: até os 40 anos viajar de bicicleta de sua cidade, Xapuri, até Rio Branco. E foi o que ela fez.
Rosane e seu esposo Sebastião Josemar de Araújo (44) saíram nesta sexta-feira (17) às 20h30 de Xapuri e chegaram neste sábado (18) pela manhã a Rio Branco.
Eles contam que percorreram
184 quilômetros em 11 horas e 30 minutos. Assim que chegaram à capital foram à Rádio Difusora conceder entrevista.
O casal já é acostumado a pegar a estrada. Na companhia de uma amiga, Rosane e Sebastião já pedalaram de Xapuri a Epitaciolândia.
Todos os dias, eles pedalam em média 24 quilômetros. No currículo de aventuras do casal há diversas trilhas de mais de 60 quilômetros.
"Eu tinha esse meu propósito que até os meus 40 anos eu iria vir de bicicleta a Rio Branco e graças a Deus meu marido me acompanhou e cumprimos essa meta que eu mesma criei. Eu, meu esposo e minha companheira de pedal fizemos um bate e volta em Epitaciolândia. Deu 136 quilômetros. Também já fizemos várias trilhas", relata Rosane.
Atravessar o trecho da BR-317 até Rio Branco não foi o maior obstáculo para o casal de aventureiros. Sebastião conta que a fumaça na rodovia e o sono durante a madrugada foram as maiores dificuldades no percurso.
"A pior hora foi chegando no Araxá. Tinha muita fumaça e os olhos ardiam muito. E na hora que a Lua se foi bateu um sono. Mas fora disso foi tudo bem."
Cumprido o desafio, o casal vai retornar de carro a Xapuri.