Os casos de dengue em Cruzeiro do Sul apresentaram um acréscimo de 858% em 2020, em relação ao mesmo período, de janeiro a junho de 2019. No ano passado foram registrados nos primeiros seis meses do ano 261 casos, e neste ano foram 2501 casos, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além do aumento esperado, que ocorre de quatro em quatro anos, com base em estudos, outro fator que pode ter ocasionado o acréscimo nos números foi a falta do inseticida, fornecido pelo Governo Federal, o que ocorreu em todo país.
O coordenador do setor de entomologia, Leonsio Messias, explicou que é essencial a colaboração da população para uma redução dos números. “As ações estão sendo fortalecidas para reduzir cada vez mais esses números. No mês de junho tivemos 216 casos e em maio foram 359 casos, apresentando uma redução de 40% em relação aos dois meses”, explicou.
Segundo Messias, o que se busca sempre é uma parceria com a comunidade, para que “estejam sempre verificando seus depósitos de água, não deixando o mosquito nascer, só assim alcançaremos essas reduções”, enfatizou o coordenador.