O Centro de Apoio ao Surdo do Acre (CAS) promoveu na última sexta, 30, a primeira formação continuada pedagógica de 2023 para os professores tradutores-intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atuam nas escolas da rede estadual em Rio Branco.
O CAS é uma instituição pública que integra a Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Além das formações para os profissionais da rede estadual, a entidade promove oficinas e cursos de Libras.
A coordenadora do CAS, Lindomar Araújo, explica que a formação visa aprimorar e atualizar os conhecimentos e habilidades dos profissionais. Ao todo, 62 educadores participaram da ação. Nos próximos dias, os professores do interior também serão contemplados com a capacitação online. “É um serviço de manutenção de informações que contempla todos os professores tradutores da rede estadual”, informa.
Para a professora e tradutora-intérprete Luciane dos Santos, que atua na Escola João Paulo I, na capital, e acompanha um aluno surdo com múltiplas deficiências, a formação é essencial para aperfeiçoamento, troca de experiências, aprendizado de novas metodologias e estratégias. “É uma oportunidade de levar todo esse conhecimento para a sala de aula”, pontua.