..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Clube de Observação de Aves do Acre promove palestras no Horto Florestal em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental

Clube de Observação de Aves do Acre promove palestras no Horto Florestal em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental

Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro, o Clube de Observação de Aves do Acre (COA-AC), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, realiza duas palestras neste domingo, dia 25, a partir das 9h, no auditório do Horto Florestal. O evento é gratuito e aberto ao público.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo promover a conscientização global sobre a importância da proteção ambiental por meio do conhecimento, da educação e da ação coletiva, estimulando práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à convivência harmônica com a natureza.

A programação busca aproximar a comunidade da observação de aves, além de incentivar a troca de experiências entre observadores, pesquisadores e interessados no tema. Um dos palestrantes é o biólogo Ricardo Plácido, um dos fundadores do clube e considerado um dos guias de aves mais experientes da Amazônia. Ele apresentará detalhes sobre a descoberta da sururina-da-serra (Tinamus resonans), espécie recentemente descrita pela ciência e endêmica da região da Serra do Divisor, além de compartilhar o registro audiovisual inédito do tovacuçu-xodó (Grallaria eludens), realizado no Parque Estadual Chandless.

Segundo Plácido, o registro do tovacuçu-xodó foi resultado de anos de dedicação e persistência em campo. “Levei sete anos para conseguir fazer esses registros. É uma espécie muito difícil de ser visualizada por sua habilidade de se esconder entre as árvores e arbustos da região”, relata.

O biólogo também integrou a equipe responsável pela descrição da sururina-da-serra, ave da família dos inhambus que ocorre exclusivamente em áreas entre 300 e 500 metros de altitude no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Vale do Juruá. A descoberta, realizada em parceria com outros quatro pesquisadores brasileiros, teve repercussão internacional e reforçou a importância do parque, que já abriga outras espécies endêmicas, como a choca-do-acre (Thamnophilus divisorius).

WhatsApp_Image_2026-01-23_at_11.35.14.jpeg

A segunda palestra será ministrada pelo músico e educador ambiental Deivid de Menezes, que abordará sua trajetória na observação de aves e a criação do projeto Aves do Horto Florestal. A iniciativa alia ciência cidadã, educação ambiental e produção de dados científicos a partir de registros feitos por frequentadores do espaço.

O projeto ganhou força em julho de 2025 com a criação de uma página em uma plataforma de ciência cidadã, permitindo que visitantes compartilhem observações de aves. Atualmente, o projeto reúne mais de 760 registros feitos por 20 observadores, resultando em uma lista de 120 espécies identificadas no Horto Florestal de Rio Branco, incluindo aves migratórias como o sanhaço-vermelho (Piranga rubra), também conhecido como sanhaço-de-fogo-migrador.

“A partir dos registros que comecei a fazer no Horto Florestal, vi a necessidade de organizar essas informações e torná-las acessíveis a outras pessoas. Desde setembro, tivemos um salto de 80 para 120 espécies registradas, o que demonstra a importância da ciência cidadã no monitoramento da avifauna local e na geração de dados para a educação ambiental”, destaca Deivid de Menezes.

Interessados em conhecer e colaborar com o projeto podem acessar a página:

https://inaturalist.ca/projects/aves-do-horto-florestal

Clube de Observação de Aves do Acre

Criado em 2024, o Clube de Observação de Aves do Acre reúne atualmente mais de 100 membros em grupos de WhatsApp divididos entre Rio Branco e o Vale do Juruá. Por meio das comunidades, são compartilhadas informações, registros e organizadas as chamadas “passarinhadas”, saídas de campo voltadas à observação e ao registro das aves da região.

Quem deseja participar pode acessar os links:

Rio Branco: https://chat.whatsapp.com/CWmmHY4V9FELkjMnjoMoWE