As inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terminam nesta sexta-feira (7). Os interessados também têm até adata para solicitar tratamento por nome social e atendimento especializado. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Quem não conseguiu a isenção da taxa de inscrição deve pagar R$ 85 para participar do exame. O boleto pode ser gerado na Página do Participante e o pagamento pode ser feito até 12 de junho por Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagar via Pix, basta escanear o QR code disponível no boleto.
Em 2023, o Acre registrou 24.277 inscritos no Enem, mas uma abstenção marcou o estado. No segundo dia de provas, realizado no último domingo (12), 9.213 candidatos não compareceram, resultando em uma taxa de abstenção de 37,95%, a segunda maior do país, ficando atrás apenas do Amazonas, com 47,60%, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Com as notas obtidas, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de bolsas de estudo em instituições particulares através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nos dias de prova, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com término às 19h. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com término às 18h30.