Cerca de 200 empreendedores, entre expositores de segmentos como alimentação, artesanato, bebidas, floricultura e produção rural participam do 6º Festival da Farinha, na praça Orleir Cameli, no Centro de Cruzeiro do Sul. O evento foi aberto durante solenidade na noite desta quarta-feira (27) e faz parte da programação do aniversário de 119 anos de fundação do município.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, salientou ao abrir oficialmente o evento que a edição do festival 2023 foi ampliado com mais empreendedores e espaço para circulação do público.
Ele também destacou que a feira é importante, pois fomenta a economia local. O festival movimenta Cruzeiro do Sul. A rede hoteleira e o comércio comemoram os bons números.
“A gente percebe que há um aumento do número de pessoas e de expositores aqui. Nós ocupamos um espaço maior aqui no Centro Cultural, sinal de que há uma procura das pessoas interessadas em vir até aqui, montar o seu negócio e expor o seu produto na expectativa de que possa vender também. Nós temos nessa feira aqui quase que 200 pessoas que estão empreendendo, desde o pequeno ao médio, ao grande empreendedor, até a indústria de carros. Então isso é importante, porque é uma oportunidade que a gente tem de negócios nessa feira durante esses quatro dias. E esse é um dos objetivos que nós queremos proporcionar, que a gente possa dar oportunidade para que as indústrias e o Comércio Local possam expor o seu produto e a partir daí vender o seu produto. Quando ele vende o seu produto, automaticamente ele vai estar gerando emprego e circulando mais dinheiro na nossa economia de Cruzeiro do Sul. Além do mais, a gente está destacando através da feira o trabalho, o trabalho dos nossos agricultores. A feira só existe porque tem a farinha e a farinha só existe porque tem o agricultor. Então é o momento de a gente exaltar o trabalho do agricultor, o trabalho das famílias para que possa trabalhar no campo e abastecer a cidade. É o momento de a gente expressar aquilo que a gente tem de melhor dos derivados da mandioca, que a farinha é um deles, a melhor farinha do Brasil. E o terceiro momento que a gente quer destacar aqui através do Festival da Farinha é a diversão, é o entretenimento, é o divertimento. Aqui a gente está proporcionando também oportunidade de alegria com shows nacionais, com artistas locais”, reforçou.
O Bonde do Forró abre a programação de shows do evento. Há também a participação de artistas locais em um palco alternativo.
“Aqui nós estaremos mais de 150 artistas locais se apresentando tanto no palco principal quanto no palco alternativo. Então é uma oportunidade de trabalho que essas pessoas têm de mostrar o seu talento. De maneira que agora é a gente esperar o tempo, convidar o público do Acre inteiro para que possa participar da feira.”
A expectativa dos organizadores é de pelo menos 40 mil pessoas durante todo o evento.
Confira a programação:
27 de setembro
19h – abertura oficial do Festival da Farinha
Show Bonde do Forró
Semifinal Realeza do Festival da Farinha
28 de setembro
17 h - Desfile de Aniversário de Cruzeiro do Sul
22h – Final Realeza do Festival da Farinha
Show atrações locais
29 de setembro
21h30 – Show Vitória Freitas
Show Deavele Santos
30 de setembro
17h - Marcha para Jesus - da Avenida Mâncio Lima até a Praça Orleir Cameli
Show Isadora Pompeo
Encerramento do Copão do Vale do Juruá