..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Com alta nos casos de dengue e decreto de emergência, Acre defende prioridade na vacinação contra a dengue

Com alta nos casos de dengue e decreto de emergência, Acre defende prioridade na vacinação contra a dengue

A expectativa é que o Estado do Acre figure entre os primeiros a receber parte do primeiro lote da vacina devido o aumento de doenças respiratórias. Na primeira quinzena do ano, foi registrado uma alta de 106% nos casos de dengue e segue ainda em alta.

Para atender a alta demanda, o governo decretou situação de emergência por 90 dias, ou seja, por três meses: janeiro, fevereiro e março. Paralelamente, a Secretária de Saúde do Acre (Sesacre) estabeleceu um plano de ação para o combate à doença.

Em entrevista a imprensa, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, disse que irá lutar para que o Acre tenha prioridade na vacinação devido ao aumento de números de casos e superlotação das unidades de saúde, que já chegou a contabilizar mais de 600 pacientes/dia.

O Ministério da Saúde (MS) informou que a vacinação nacional será focada em regiões prioritárias, que inclui o Norte.

Por isso, Pedro Pascoal acredita que o Acre integrar a lista dos primeiros a receber parte do primeiro lote da vacina, por atender os requisitos de prioridade do MS: aumento nos casos confirmados, internações/hospitalizações e a situação de emergência (decreto).

"Minha vontade é de que essa campanha seja iniciada pelo Acre, assim como foi feita da Covid com a bivalente no início do ano anterior. O público-alvo é de 4 a 60 anos, não há uma exigência de ter tido contato com a dengue anteriormente, diferente de outra vacina que se encontra disponível na rede privada, duas doses com intervalo de 90 dias e acreditamos que estará disponível pra gente o mais rápido possível", explicou Pedro Pascoal.

A lista dos municípios e a estratégia de vacinação serão informadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.