Mais seis vagas serão preenchidas na semana que vem, garante Ministério da Saúde
Para enfrentar o cenário epidemiológico da Covid-19 no Acre, o Ministério da Saúde prorrogou a permanência de 14 vagas para profissionais trazidos pelo Programa Mais Médicos para o Brasil na capital do estado, Rio Branco, pelo período extra de um ano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05/03) pela Portaria Nº 390.
Os médicos que ficarão com as vagas prorrogadas têm até 19 de março para iniciar as atividades. Além dessa iniciativa, mais seis vagas remanescentes do Programa serão destinadas para o estado do Acre – a previsão é de preenchê-las através de um novo edital, com previsão para lançamento para semana que vem.
ASSISTÊNCIA
O Ministério da Saúde reforçou o combate à pandemia no estado do Acre através de outras medidas, além da ampliação da quantidade de médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde o início da pandemia, a pasta tem enviado reforço de equipamentos de proteção individual (EPIs), como 1.154.400 máscaras triplas; 171.300 mil máscaras PFF; 105.900 toucas, 2.430 unidades de álcool em gel, 13.883 aventais/macacão, 109.700 luvas, 14.520 óculos/protetor facial*.
Equipes da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) também visitaram, em fevereiro, UBS e Unidades de Referência (UR), auxiliando os gestores locais a melhorar o fluxo de atendimento nos serviços de urgência e emergência.
Atualmente, Rio Branco possui 87 equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária implantadas pelo Ministério da Saúde e cobertura de 79,14%da estratégia*