O primeiro dia de rodízio de veículos em Rio Branco é avaliado como positivo pelas autoridades municipais. A prefeitura apresentou um gráfico que mostra que a capital apresentou o melhor índice de isolamento social em comparação às segundas-feiras dos últimos trinta dias, fato que também se refletiu no índice do Acre que obteve, ontem, o melhor índice do Brasil.
As informações são do Mapa Brasileiro da COVID-19, desenvolvido pela empresa Base In Loco, em que o índice de isolamento em Rio Branco apontou 51,1%.
O decreto municipal que estabelece rodízio de veículos em Rio Branco passou a valer nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 31 de maio. O objetivo é conter a circulação de pessoas e consequentemente o aumento dos casos de coronavírus na capital.
A regra prevê a circulação em dias alternados de acordo com o final da placa de cada veículo. Carros com placa de final ímpar só poderão circular em dias ímpares, enquanto veículos com placa de final par poderão rodar somente em dias pares.
Agentes da RBTrans em parceria com a Polícia Militar fiscalizam o cumprimento da medida em barreiras montadas na ruas da região central.
Quem não cumpre o decreto é multado no valor de R$ 130,16, além da perda de quatro pontos na carteira de habilitação.