Os acreanos terão a oportunidade de observar, com binóculos e telescópio, o Cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como 'Cometa do Diabo', que estará visível no céu do Estado e em todo o Hemisfério Sul neste domingo, 21.
Com um período orbital de cerca de 71,3 anos, o cometa estará em seu ponto mais próximo do Sol, tornando-o mais visível aos olhos dos observadores.
Desde o início deste mês, entusiastas da astronomia têm acompanhado a trajetória do cometa, especialmente na Região Nordeste do Brasil, onde os primeiros avistamentos serão registrados devido à sua localização ao norte do país.
No entanto, para apreciar o espetáculo celeste, será necessário recorrer a instrumentos como binóculos e telescópios, já que a intensidade do brilho do cometa impossibilita a observação a olho nu. O melhor horário para contemplar o fenômeno será entre 17h40 e 18h30.
Embora o dia 2 de junho marque a maior proximidade do Cometa do Diabo com a Terra, a visibilidade nessa data não será tão favorável quanto a esperada para este domingo.
Mas por que ele é chamado de "Cometa do Diabo"? O apelido surgiu em 20 de julho de 2023, após uma observação do astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria.
Ele notou um aumento significativo no brilho do cometa, possivelmente devido a uma explosão ou 'outburst', que distorceu sua coma em uma forma peculiar, lembrando chifres, e assim foi batizado de 'Cometa do Diabo'.
Cometas, compostos por gases congelados, rocha e poeira, tornam-se ativos quando se aproximam do Sol, formando uma nuvem ao redor deles, chamada de coma, devido ao calor que faz o gelo se transformar em gás.