Os efeitos da pandemia da Covid-19 serão reavaliados no dia 06 de julho, em Rio Branco, data em que a flexibilização do funcionamento do comércio poderá ser feita pela prefeitura. Atualmente, o comércio se mantém fechado porque a cidade está na faixa mais crítica sobre a pandemia.
A informação é do médico Oswaldo Leal, presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus. Segundo ele, a última avaliação foi feita no dia 22, quando foi lançado Pacto Acre sem Covid pelo Governo do Estado.
“No próximo dia 06 de julho, o Estado decretará em que faixa o Estado do Acre está e as regionais de saúde, também. Esse é um indicador que, muito provavelmente, será construído por regional de saúde porque a disponibilidade de leitos de UTI não acontece em todos os municípios, acontece em cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia, por exemplo”, disse Oswaldo Leal.
Segundo a prefeitura, pelo indicador estabelecido no Decreto Estadual n° 6.206 de 22 junho, Rio Branco se encontra na faixa vermelha e os serviços não essenciais só serão liberados de forma gradual a partir do momento que for alcançada a faixa laranja.
“A nossa perspectiva é da retomada das atividades do comércio, mas sabemos que no momento isso não é possível em razão de estarmos ainda em situação de emergência. explicou a prefeita Socorro Neri aos presentes.