O secretário de saúde do Acre, Alysson Bestene, coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, autorizou o treinamento de futebol profissional em todo o estado. Contudo, as competições seguem proibidas por conta da pandemia da doença, causada pelo novo coronavírus.
A medida de autorização é resultado de um acordo entre o Comitê e a Federação de Futebol do Acre, que apresentou um programa de retorno das atividades do futebol, que, localmente, ainda terá a segunda fase do campeonato estadual do futebol profissional.
Apesar de publicada em edição extra do Diário Oficial na terça-feira, dia 28, a medida é do dia 22 de julho. Alysson manteve a participação de público expectador nos espaços de treinamento. Os jogos oficiais ocorrerão a partir da próxima fase da pandemia, a amarela (de atenção).
O documento deixa claro que a permissão é para a “realização de treinamentos profissionais, amistosos e competições do Futebol Profissional observará os protocolos sanitários da CBF, e deverão ser aprovados pela vigilância municipal, inclusive quanto ao controle do isolamento social praticado pelos profissionais desportistas”, especifica.