No podcast Conversa Franca, nesta quinta-feira, 17, o convidado foi o administrador de empresas e planejador financeiro, Alex Barros, que comentou sobre diversos assuntos relacionados ao mercado atual, incluindo o poder de oferta e demanda, inflação e compra e demanda.
Segundo o especialista, a oferta refere-se à quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a oferecer. A demanda (ou procura) é a quantidade desses bens e serviços que os consumidores estão interessados em adquirir. Foi o que ocorreu muito durante a pandemia, segundo avaliou o administrador de empresas.
Alex elencou que a respeito do comportamento “viver de status”, ou seja, quando o cidadão apresenta uma vida financeira aparentemente estabilizada, quando na verdade não a tem. “Rio Branco é terra de muro baixo, com calçada muito alta. O problema do nosso endividamento é a compra por impulso. Comprar aquilo que não precisa”, analisa.
O consultor financeiro dá um exemplo: “você pega seu esposo e vai até o shopping no domingo, porque vai ter promoção de sapato, camisa. Agora, o povo compra por impulso, gera compulsão, e gera vício. O cara que é viciado em livros, mas não lê. Tem mulher que é viciada em sapato, não tem como calçar todos os sapatos que tem”, completa.
Sem citar nomes, Alex Barros disse que tinha um cliente que ganhava R$ 35 mil por mês, porém devido à falta de organização financeira, ficava apenas com R$ 1.200. “Tive que fazer um trabalho de reorganizar da vida financeira dele, para que ele pudesse voltar a sorrir e dormir tranquilo, pois tudo tem jeito, podemos conversar com os credores e tentar resolver da melhor maneira possível seu endividamento”, finalizou Alex Barros.
Você pode assistir a todo esse conteúdo através do nosso canal do YouTube.