O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica no Acre, se reuniu na tarde desta quarta feira 05, na sede da empresa diatribuidora Energisa, para discutir alternativas referente as reclamações de moradores da zona rural, que alegam, as leitura dos medidores não estão sendo realizadas regularmente, mas a cobrança é efetuada mesmo assim.
Segundo explica a Energisa, há consumidores que residem em ramais de difícil acesso e nem sempre os leituristas conseguem chegar até as unidades para aferir o consumo mensal.
A Energisa explicou tambem que nesses casos excepcionais, é lançado então uma fatura mínima com base nos últimos três meses de consumo.
Para resolver em definitivo esse tipo problema, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, solicitou da companhia elétrica que fosse contratado um morador (Leiturista Intermitente) da própria região, para que esse faça a leitura mensal e repasse em forma de fotografias á empresa e essa por sua vez, possa efetuar a cobrança devida, sem mais e nem menos.
Para o presidente do Conselho, jornalista Ivan de Carvalho, a partir do morador contratado da própria região de difícil acesso e esse realizar a leitura dos medidores, principalmente nos períodos das chuvas, quando isolam praticamente os ramais, esses a tipos de reclamações com certeza, garante Carvalho, será solucionado em definitivo.
"A Energisa vai estar contratando esse morador dessa região de difícil acesso nos ramais. Esse passará claro por um treinamento na empresa e ficará responsável todo mês de enviar fotografias dos medidores (via celular), quando os próprios técnicos da companhia elétrica farão a medição exata com base nas imagens apresentadas nos relógios dos medidores", explicou Ivan de Carvalho.
Ainda nesse mês de fevereiro, as equipes do Conselho de Consumidores estarão realizando audiências públicas, nos 22 municipios do estado, em especial com os consumidores da zona rural, ouvindo as reivindicações para tentar buscar soluções e melhorar ainda mais os serviços de distribuição elétrica.
Os primeiros municipio s a serem visitados pelo Conselho de Consumidores, estão na lista Manuel Urbano, Santa Rosa e Jordão.