..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2023 já está aberta; quase 4 mil acreanos caíram na malha fina

Consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2023 já está aberta; quase 4 mil acreanos caíram na malha fina

A consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2023 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Em todo o Brasil, o crédito bancário beneficia 1.261.100 contribuintes, e será realizado no dia 29 de setembro, no valor total de R$ 1.965.610.737,14.

Para o Acre, o valor total de R$ 4.659.975,53 será distribuído entre 2.866 contribuintes. Outros 3.845 contribuintes acreanos estão com suas declarações retidas por terem caído na malha fiscal/malha fina.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

 

Os principais motivos de retenção em malha fiscal, em todo o País, neste ano de 2023 são:

58,1% - Deduções, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total de motivos de retenção).

27,6 % - Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados.

10,0% - Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas DIRPF.

4,3% - Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.