Durante audiência pública promovida pela Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira (10), para discutir o Orçamento 2021, foi apresentado que haverá uma queda na contribuição previdenciária. O motivo disso seria o pedido de aposentadoria de muitos servidores ativos do Estado.
De acordo com Wagner Silva de Sena, diretor de Planejamento e Orçamento Público, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), será preciso aportar mais recursos no Acreprevidência, com a perda da contribuição previdenciária, fruto desses novos pedidos de aposentadoria.
“A nossa contribuição previdenciária vai diminuir, o que vai gerar um aumento do déficit previdenciário, o que vamos ter que aportar mais recursos para o Acreprevidência para poder compensar essa perda de contribuição”, disse Wagner Silva.
A perda na arrecadação da contribuição previdenciária ficou em -5,96%, no Orçamento de 2021 com relação ao Orçamento de 2020.
A contribuição previdenciária é o desconto feito na folha do servidor público que vai compor o Fundo do Acreprevidência para o pagamento de aposentados e pensionistas do Estado.