O município de Tarauacá decretou situação de emergência nesta sexta-feira (20) e ampliou as medidas de enfrentamento ao Coronavírus.
As novas ações foram adotadas após a confirmação de mais três casos e o número chega a sete no Acre. No município existe um caso suspeito em investigação.
Em razão da situação de emergência, fica autorizada a dispensa temporária de licitação para aquisição de bens e serviços, o que possibilita ao município comprar de forma mais rápida equipamentos médicos. O decreto nº 017 tem validade por 30 dias, mas pode ser prorrogado de acordo com o quadro evolutivo da doença na cidade.
Serviços suspensos
A partir deste sábado, 21, fica determinado o fechamento do comércio, exceto os serviços essenciais realizados pelos mercados, supermercados, casas lotéricas, instituições financeiras, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis, distribuidoras de água, gás, serviços funerários e clínicas de análises laboratoriais.
Cada estabelecimento deverá disponibilizar responsáveis na entrada e dependências para monitorar o cumprimento das normas de higiene. Os restaurantes deverão obrigatoriamente manter o distanciamento de dois metros entre as mesas existentes no local.
Ficam proibidas festas de qualquer natureza, incluindo festas familiares, sob pena de responsabilização cabível. Também está restrita a participação nos velórios realizados do município com limitação de até 10 pessoas no ambiente, podendo ocorrer de forma alternada, diz o decreto municipal.