..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Coronavírus: Estado adota medidas recomendadas pela Defensoria Pública e Conselho do Idoso para Lar Vicentino

Coronavírus: Estado adota medidas recomendadas pela Defensoria Pública e Conselho do Idoso para Lar Vicentino

Objetivando garantir o direito de saúde e proteção da pessoa idosa, e atendendo as orientações emitidas pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), juntamente com o Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa (CEDI/AC), a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), contratou quatro técnicos de enfermagem para trabalhar exclusivamente no Lar Vicentino.

Devido ao risco de levar o vírus para o abrigo, foram afastados todos os profissionais da saúde que prestavam serviço extra na Instituição de Longa Permanência Lar Vicentino, sendo necessária a contratação de profissionais que trabalhassem exclusivamente no local.

A medida é fruto da parceria e diálogo entre a Defensoria Pública, CEDI/AC, Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre e da Vigilância Sanitária Municipal, a fim de atender as necessidades dos idosos e combater o novo Coronavírus (Covid-19).

“É uma vitória, sem dúvida. No entanto, existe muito a ser feito ainda pelo Lar Vicentino, mas a sensibilidade do Estado, através do secretário de saúde com os pleitos dos idosos do Lar é primordial”, disse a defensora pública e Conselheira do CEDI/AC, Flávia do Nascimento Oliveira.

“A capacidade técnica do Departamento de Vigilância em Saúde/Vigilância Sanitária, através da senhora Glória Nascimento Silva e da Diretoria de Assistência Especializada da Sesacre e das técnicas do DAPE enfermeira Ana Cristina e gerontóloga Rosangela Nazaré da Silva Freitas, foram primordiais para os avanços. Ademais, esse diálogo construtivo com o Conselho do Idoso e Defensoria Pública Estadual é muito salutar”, ressaltou.

Outra orientação dos órgãos que aguarda o cumprimento é a realização de testes PCR da Covid-19 em todos os idosos residentes e funcionários do Lar Vicentino, como forma de evitar novos casos da doença.

“Os conselheiros não têm medido esforços no combate da doença e na proteção dos direitos da pessoa idosa, e as medidas conjuntas com o Estado e o Município são essenciais para a preservação da vida dos idosos mais vulneráveis, que são residentes em instituições de longa permanência”, afirmou a vice-presidente do CEDI/AC, Ana Cristina Miranda.

O defensor público Celso Rodrigues, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC reiterou o compromisso da instituição no combate ao novo Coronavírus e a proteção dos direitos da pessoa idosa. “A Defensoria Pública, juntamente com a união de esforços com os demais órgãos tem trabalhado continuamente para assegurar os direitos da população, consideramos a medida uma importante vitória, uma somatória de esforços para o enfretamento da Covid-19”, destacou.