As confirmações ou suspeitas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já afasta quase 300 servidores do setor de Segurança Pública no Acre. No grupo, os servidores pertencentes ao grupo de risco também foram orientados a ficar em casa neste período de surto da doença.
Os dados, divulgados nesta quinta-feira, dia 23, pela pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre, refletem o que tem ocorrido em todos os estados do país. O medo da doença está colocando dezenas de trabalhadores, também no setor privado, dentro de casa.
O levantamento também esclarece que apenas no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), são 121 trabalhadores. Destes, 12 são suspeitos de estarem com o vírus, e outros 97 profissionais foram liberados por estarem justamente no grupo mais frágil à infecção.
Os afastamentos ocorreram da seguinte forma e divisão: Iapen (121); Polícia Civil (65); Polícia Militar (28); ISE (21); e Corpo de Bombeiros (14).
O Acre já passou da casa dos 200 casos oficiais de infecção por Covid-19, segundo boletim de quarta-feira, dia 22. O estado teve 19 novos casos em 24 horas, aumentando de 195 (na terça) para 214 (na quarta). Os números são do Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.